top of page
Bonsai Tree

Bonsai Tree Brasil

Bonsai Amador

Método de Estaquia em um Lariço-europeu (Larix decidua)

  • bonsaitreebrasil
  • 30 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

Decidi então pegar algum galhos e tentar realizar a estaquia, na tentativa de produzir um bonsai mais para frente.

Abaixo uma foto da estaquia, que esta com cerca de um mês.

O que é estaquia?

É o modo mais prático e rápido utilizado pelos produtores e jardineiros amadores de propagar vegetativamente uma planta. Utiliza uma parte da planta matriz (planta-mãe) e permite obter plantas iguais.

O podão deverá estar limpo em álcool ou no fogo. Escolher um ramos bem formado, sem insetos ou doente.

Cortar um pedaço com até 0,25 m de comprimento da porção terminal, chamada de ponteiro, retirando as folhas de base, deixando poucas na ponta. Plantas de folhas muito grandes, como os crótons, deveremos deixar apenas algumas na ponta, as demais deveremos cortar ao meio, procurando fazer um corte limpo.

Coletar as estacas sempre pela manhã e colocá-las na água evitando a desidratação por evaporação.

Poderá usar solução hormonal, chamada de enraizador, deixando por 5 a 20 minutos em geral (dependendo da natureza da madeira, semilenhosas menos tempo, lenhosas mais tempo).

Em seguida colocar no substrato e manter em cultivo protegido até o enraizamento. O enraizador pode ser Àcido indol-acético (AIA) ou Ácido indol-butírico (AIB), adquirido em agropecuárias, sendo comercializado em forma de pó, líquido ou gel.

Proteger com plástico o recipiente onde estão plantadas as estacas, evitando a perda de umidade que causa o murchamento em estacas mais tenras.

Época: para plantas caducifólias que entram em dormência no inverno após a queda das folhas podem ser propagadas do meio ao final da estação, aproveitando os pedaços da poda de controle ou floração executada nesta época.

O final do inverno para os Estados do Sul é a melhor época para realizar estaquias, nos demais, fazer na época das chuvas. Esta recomendação também é adequada para estacas de herbáceas perenes, como as suculentas e aromáticas.

Abaixo alguns tipos de estacas que podem ser desenvolvidas.

1. Estacas de ramos recém desenvolvidos não podados, no final do inverno, têm grande potencial de rápido enraizamento, embora murchem com facilidade, inviabilizando o processo.

2. Estacas de ramos jovens começando a tornar-se lenhosos. São em geral oriundos principalmente de podas da estação, propiciam novas mudas rapidamente e são menos propenso ao murchamento.

3. Ramos semilenhosos a lenhosos, retirados com a planta ainda em estado de dormência, durante o inverno, são resistentes, embora possam ter dificuldade de enraizamento.

4. Estacas de folhas, muito usada esta forma de propagação com herbáceas como suculentas, cactáceas, violetas-africanas e begônias.

5. Raízes que emitem ramos podem ser separadas da planta matriz, como por exemplo o manacá (Brunfelsia grandiflora).

6. Rizomas, que são caules semi-enterrados de algumas espécies, emitem folhas e também raízes, como o do gengibre (Zinziber officinalis) e pedaços deles podem ser usados para propagação.

7. Estacas de talos de herbáceas também podem ser feitas, como as das aromáticas hortelã (Mentha spp.), melissa (Melissa officinalis ), também de dálias (Dahlia), entre outras.

Até a proxima...

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© Bonsai Tree Brasil- 2016, Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Willian de Mendonça

bottom of page